Corpo e Mente
Alergia aos medicamentos: entenda a causa e saiba tratar

Alergia aos medicamentos: entenda a causa e saiba tratar

 Irritação nos olhos, nariz escorrendo, coceira, formigamento e pele avermelhada são sinais típicos de uma reação alérgica. Mas o que muita gente não sabe é que este tipo de alergia pode ocorrer após tomar algum medicamento. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), cerca de 12% da população sofre de alergia a algum tipo de medicamento. E os analgésicos e os anti-inflamatórios respondem por 40% dos casos.


Segundo o dermatologista Anderson Bertolini, diretor médico da Clínica Bertolini, a partir do momento que a pessoa desenvolve alergia de um remédio, permanece alérgico por toda a sua vida. E este medicamento precisa ser sempre evitado.  “Geralmente quando a pessoa apresenta uma reação cutânea adversa ao medicamento, ela pode sofrer consequências graves como a anafilaxia - inchaço da boca, olhos, língua e, principalmente, da glote (espécie de válvula pode onde passa o ar antes de entrar na traqueia) – que pode colocar a vida da pessoa em risco,”, explica.


A alergia medicamentosa pode surgir logo após a tomar o medicamento, ou dias e semanas depois, e isso dificulta o diagnóstico. “O ideal é analisar o histórico do paciente e os medicamentos que ingeriu nas últimas semanas. Em alguns casos é possível fazer um teste para comprovar a reação no organismo”, destaca o dermatologista.


As reações mais comuns encontradas são edema (inchaço) da face como nos lábios, olhos e pálpebras, urticária, angiodema, coceira, erupção na pele. Em alguns casos, o paciente pode sentir desconforto respiratório, falta de ar, diarreia, vômito, cólicas intestinais ou choque anafilático que é o grau máximo de alergia. “As alergias surgem na pele em forma de placas vermelhas que coçam bastante. Normalmente, o paciente que apresenta inchaço na língua, olhos e lábios sente dificuldades para respirar. Podendo ter ainda queda de pressão e desmaios”, afirma o dermatologista.


Quais medicamentos podem causar alergias?


Os medicamentos que lideram a lista de reclamações nos consultórios médicos são os analgésicos, anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico, dipirona, diclofenaco, barbitúricos (raro), e novocaína. “Os antibióticos como penicilina, amoxicilina ampicilina e os anticonvulsivos apresentam uma incidência menor de casos de alergia. Lembrando que os colírios, pomadas, cremes e até vacinas também podem provocar alergia em pessoas sensíveis a estes medicamentos”, acrescenta Bertolini.


As aspirinas são medicamento que também podem causar reações alérgicas, desencadeando no paciente ataque de asma, especialmente em crianças. “A reação alérgica ocorre a partir do contato com a medicação. Caso a pessoa identifique algum sintoma alérgico, é fundamental suspender a medicação e procurar ajuda médica. Somente o médico pode identificar a substância e prescrever o melhor tratamento”, aconselha o dermatologista.


Cuidados com o medicamento


Sempre que um medicamento é utilizado pela primeira vez, é bom manter-se alerta para as reações e os efeitos colaterais. Portanto, não tome remédios de fórmula desconhecida e sem receita médica. E se notar algum inchaço nos lábios ou lesões na pele procure um pronto-socorro. 

 

Fonte - Dermatologista Anderson Bertolini - Diretor Médico da Clínica Bertolini

 

© É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio, total ou parcial © Copyright 1992 a 2018
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As informações relacionadas à saúde, contidas em nossos sites, tem caráter informativo, cultural e educacional. O seu conteúdo não deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Nossos conteúdos são formados por autores independentes e assessorias de imprensa, responsáveis pela origem, qualidade e comprometimento com a verdade da informação. Consulte sempre um profissional de saúde para seus diagnósticos e tratamentos ou consulte um profissional técnico antes de comprar qualquer produto para sua empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As informações publicadas, nos sites/portais, são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da
 IAOL - Integração Ativa On-Line Editora Ltda. (11) 4411-6380

Autoria

Texto de: A.I. Sacha Silveira - 28-01-2013

Artigos Relacionados

Contato

+55 11 4411-6380

Formulário de contato

Marketing
Corpo e Mente
  • Promovendo o
  • bem estar
  • para todos
Informativo